Porém o Design Biofílico é mais do que trazer plantas para dentro de casa, é criar um “habitat natural” em um ambiente construído. Temos aqui uns exemplos práticos para você introduzir na sua casa: proporcionar acesso e vistas da natureza, priorizando a visão de um jardim para os ambientes de maior permanência das pessoas.
Melhorar a qualidade do ar e da ventilação do ambiente com claraboias, janelas e portas que dão acesso ao exterior, promovendo uma troca de ar saudável.
Utilizar a iluminação natural, posicionando locais de trabalho e leitura mais próximos de janelas e portas que dão para o exterior.
Promover uma acústica no ambiente para absorção dos ruídos com materiais que absorvam os sons, como tecidos e revestimentos apropriados.
Paredes verdes ou “vivas” favorecem não somente o visual para conexão com a natureza, mas também promovem um ar mais saudável, uma vez que as plantas fazem a troca do oxigênio de uma forma natural e contínua.
Isso tudo vale para ambientes residenciais, de moradia, como também para escritórios e outros locais comerciais. Nestes novos tempos pós pandemia a conexão com a natureza tem sido fundamental para nosso equilíbrio mental e espiritual. Quer seja buscando a natureza lá fora ou trazendo ela para dentro.