Artesanato

Artesanato

O artesanato é a produção manual de objetos utilitários ou decorativos. 
Pode ser feito com diferentes materiais como madeira, tecido, cerâmica, metal, fibras naturais, entre outros. O artesão utiliza técnicas aprendidas e aprimoradas ao longo do tempo, muitas vezes transmitidas de geração em geração. Cada peça artesanal é única, carregando a identidade e a história de quem a produziu.

O artesanato combina técnica e função, mas também pode ter expressão artística. 
Ele pode estar no campo da arte quando a função utilitária se mistura com a estética e a originalidade. O artesanato valoriza o “feito à mão” e preserva saberes tradicionais.   
O artesanato é resultado do trabalho manual, com função prática, mas que também pode expressar beleza e identidade. O artesão imprime na peça seu saber, sua cultura e seu tempo. É o equilíbrio entre utilidade e expressão.  

Design x Design Artesanal: Diferenças

Design x Design Artesanal: Diferenças

Design 

É um processo criativo e projetual que resolve problemas, cria soluções funcionais, estéticas e práticas, com inovação e objetividade. Envolve planejamento, técnica e intenção, seja em produtos, espaços, serviços ou comunicação, também em experiências que melhorem a vida dos usuários. Temos 4 tipos de design: design gráfico, design de produto, design de interiores e design de moda.

Design Artesanal

É a fusão entre o saber artesanal e o pensamento projetual vindo do design. 
Une técnica manual, estética apurada e sensível, funcionalidade e inovação, mantendo a essência do feito à mão. Criação feita à mão, com estética refinada, com originalidade, identidade e função. Design Artesanal é quando o olhar autoral encontra o fazer manual com beleza, intenção e propósito, mantendo a identidade.

Almanata e o design artesanal 

A linha curatorial da Almanata é voltada às peças de design artesanal, elas são as minhas escolhas realizadas sob um olhar apurado aliando a emoção e a estética. As criações autorais com design inserido possuem um valor agregado, mesclando a técnica manual com um pensamento racional. São peças singulares e com identidade própria, podem estar em ambientes contemporâneos, onde se destacam e fazem a diferença no décor.”

Arte

Arte

Arte é uma expressão subjetiva de emoções, pensamentos, visões e sentimentos. Ela é poética. Não precisa ter função prática, seu papel é provocar, sensibilizar, emocionar e questionar, é uma manifestação simbólica. É uma expressão livre, subjetiva e sensível, sem obrigação de função. A Arte nasce da alma, da subjetividade e da liberdade criativa.

É emoção, liberdade, provocação, beleza ou desconforto. Ela vai além, é um conceito muito amplo. Abrange música, dança, teatro, cinema, performance, literatura, e artes visuais. Dentro do conceito temos as Artes Visuais e as Artes Plásticas 
Você sabe qual é a diferença entre ambas? 

Artes Visuaisquando falamos de arte, falamos das artes visuais contemporâneas de diferentes formas de expressão: pintura, escultura, cinema, arte digital, fotografia, design, arquitetura, instalações artísticas, entre outras. 
A característica principal das artes visuais é apreciação por meio da visão. 
Podemos chamar também estas artes de Obras de Arte ou Arte Contemporânea.        

Artes Plásticasartes plásticas são formas de expressão artística que envolvem a manipulação de materiais para criar obras tridimensionais ou bidimensionais e que utilizam alguns como: argila, tinta, cera, metal, entre outros, para criar estes objetos artísticos. Inclui técnicas como pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, entre outras. O foco é a criação de objetos artísticos que podem ser vistos e em alguns casos tocados. 

 

Identidade local no consumo

Identidade local no consumo

Os consumidores estão em busca cada vez mais por autenticidade nos produtos. Aliado a este comportamento há também um interesse crescente pelo Hiperlocalismo. Ambos os comportamentos estão fazendo com que as marcas adotem novos modelos de varejo centrados na comunidade regional e local.  

Um novo momento no mundo

Fatores como as recentes tensões políticas que estão em curso, são propulsores às novas mudanças de comportamento no varejo. O modelo centrado na identidade local do produto é essencial para diminuir a dependência de produtos estrangeiros, e o fortalecimento da economia regional e local. 

Momento “feito em” com mais conexão

Além de fortalecer a economia nacional, ao adotar o modelo de varejo baseado na identidade local, as marcas podem estabelecer conexões mais profundas com seus clientes. As marcas brasileiras reavaliando os novos movimentos e buscando a valorização do selo “made in” certamente conquistarão os compradores que buscam definir sua identidade a partir de suas raízes.

ALMANATA: “O FEITO EM” vem ao encontro do “FEITO À MÃO”

Conclusão: os sinais do novo momento “FEITO EM” remetem à nossa marca, ao propósito que sempre nos acompanhou na jornada da valorização do artesanato local, e dos artesãos regionais para os consumidores que valorizam produtos autorais.A nossa bandeira sempre esteve erguida a favor do artesanato e design artesanal brasileiro. Peças feitas à mão são originais, autênticas e representam a nossa identidade nacional. Continuamos na defesa deste movimento, queremos mais do “made in brasil”. 

 

Estilo orgânico e objetos artesanais

Estilo orgânico e objetos artesanais

O estilo orgânico busca inspiração na natureza, com formas suaves, curvas fluídas e cores terrosas. Sua estética privilegia harmonia e serenidade, trazendo para os ambientes internos a beleza natural.

Aplicar esse estilo em casa pode ser simples: madeira clara em painéis, vasos de cerâmica natural, iluminação abundante, texturas de palha, pedra e tecidos. Objetos artesanais feitos à mão, usando matérias-primas orgânicas, completam o conjunto, criando ambientes personalizados e acolhedores. Neste contexto de um mood orgânico a iluminação natural é muito valorizada. A combinação de formas suaves, materiais naturais e objetos artesanais contribui para uma atmosfera única e personalizada.  Mais que tendência, o estilo orgânico traduz o desejo de viver em espaços conectados à essência da vida, criando espaços acolhedores e conectados com o mundo natural.